terça-feira, 28 de setembro de 2010

A. Leterre



Tive contato pela primeira vez com este renomado autor lá pelo idos de 1980, ao descobrir as obras de Saint Yves de Alveydre. Naqueles anos passei a procurar as obras do Marquês de Alveydre incessantemente em todos os sebos da capital paulistana. Eu sabia que teria muita dificuldade, pois, alem de ser obras raras eram caríssimas.
A primeira vez que me deparei com o Arqueometro foi na antiga Casa Fretin no centro de São Paulo, a Fretin era uma casa importadora de livros técnicos, instrumental cirúrgico e livros ocultistas, e cobrava todos seus produtos em dólar ou libra e naquela época eu era apenas um moço com parco salário, que só podia ficar admirando aquele livro em francês e que tinha o planisfério astro silábico no sua capa de papel que envolvia a encardenação de capa dura, e que durante muito tempo não pude ter.
Mas existia uma alternativa de conhecer um pouco mais as obras do Marques, era conseguir a obra de A. Leterre que chamava: Jesus e sua doutrina (1936).
O primeiro exemplar de Jesus e sua doutrina, foi conseguido através de um irmão nosso de santo     de nome Antonio Rivas que de forma curiosa conseguiu gerar uma cópia da Biblioteca de São Paulo.
Este livro foi citado exaustivamente pelo mestre W.W. da Mata e Silva  em suas obras, e assim pude conhecer um pouco mais do homem que trouxe os livros do Marquês para o Brasil.




No final do seu livro Jesus e sua doutrina, Leterre cita que tinha deixado todos os seu livros para a Federação Espírita Brasileira no Rio de Janeiro, inclusive uma tradução feita a mão por ele da Missão dos Judeus e Missão da Índia na Europa em papel almaço, sim aquele papel que todos nós usávamos quando meninos.





Passou o tempo, e em 1998 eu dirigia o Templo da Ordem Iniciatica do Cruzeiro Divino em Brasília. Ao  reler o livro de Leterre, tive a idéia de ligar para a FEB que já se estabelecia na capital federal e obtive a informação que todos as obras raras estavam agora em Brasília.

Imediatamente consultei a lista telefônica e liguei. A recepcionista em conversa comigo, informou que o diretor responsável estava em férias e não poderia falar com ele. Mas mesmo assim insisti pois voltaria para São Paulo por aqueles dias e era importante o contato. A moça reconhecendo que eu tinha necessidade em falar com o diretor me passou o telefone  particular dele, ao falar-lhe expliquei que procurava as obras que citei acima, inclusive o aparelho arqueometrico que Leterre citava no final de seu livro, como aquele que tinha trazido da França e doado a FEB.
Apesar de estar em férias, aquiesceu e nos encontramos em um domingo a tarde na FEB e pude conhecer a biblioteca de obras raras e que não estava aberto ao público.
Quando o diretor chegou, trazia consigo uma caixa de madeira e que ao abrir para mostrar-me, imediamente me perguntou se eu sabia o que era aquilo, e para meu doce regalo lá estava uns dos aparelhos construído pelo Marques e que Leterre trouxe ao Brasil.
O diretor informou que o aparelho ia fazer parte do museu da FEB, e se eu poderia escrever uma sinopse sobre o mesmo, assim combinamos que eu o faria se pudesse copiar alguns livros raros que estavam com ele e prontamente ele aceitou.
Mas não tinha acabado minha procura, pois queria os manuscritos de Leterre e estes o próprio diretor desconhecia, mostrou-me toda a biblioteca e uma serie de papeis que estavam para ser catalogados e reclamava de não ter pessoal para fazê-lo.
Naquele dia, tinha levado dois integrantes do templo de Brasília ( Leila e Guilherme) comigo. Combinamos que eles ajudariam o diretor todos os domingos, e assim foi feito, através do trabalho árduo destes dois filhos espirituais a época conseguimos acesso a estes materiais raros.
Interessante que todos falavam de Leterre e não citavam seu primeiro nome, escreviam apenas A. Leterrre , e foi em uns dos livros do Marques que Leterre escreveu na lateral de uma das páginas, algumas letras do alfabeto Wattan e que ao traduzi-las pudemos saber o seu nome completo: Aristides Leterre.

Aristides  Leterre era um renomado fotografo no Rio de Janeiro e que produzia fotos de operações cirúrgicas e trabalhos especializados para o governo, falava francês fluentemente e também tinha dotes musicais, esteve na França algumas vezes e pode desfrutar da atmosfera dos grandes mestres da época.

E foi assim meus amigos que tivemos a oportunidade em conhecer mais o trabalho deste autor.

Espero que aqueles que editam suas obras, sem a preocupação em descrever sua vida ou citar seu nome inteiro  façam-no a partir de agora.

O respeito com aqueles que favoreceram o conhecimento integral deve existir em todos os momentos, afinal os historiadores que prefaciam suas obras deveriam por ética ou apenas por questão de bom senso, elucidar seus leitores sobre quão grandioso é a missão de levar a Tradição a todos, e não ter apenas por escopo a aquisição financeira, mas...

Olavo Solera - Ygbere

Estas são as obras trazias por Leterre:






14 comentários:

  1. Mais um texto maravilhoso Ygbere! Nada se compara às suas histórias, que nos mostram que o caminho da Iniciação é no mínimo, cheio de amparo do astral superior!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabens! Esta sua colocação do livro "JESUS E SUA DOUTRINA" é oportuna e de grande valía, espero que alguem que tome conhecimento do postado, possa inferir no sentido de que haja uma reedição deste atualissimo livro, e cuja seriedade é de bom alvitre ressaltar, encetemos esforços para que esta reedição seja breve, Fraternal abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Aureo,
    este livro foi reeditado pela editora Madras e trocaram o título:Vida Oculta e Mística de Jesus, - As Chaves Secretas do Cristo.
    Infelizmente por desconhecerem o autor, nem colocaram o nome do mesmo por inteiro. Basta ver no corpo de meu texto que faço uma alusão a este procedimento ok.
    Abraço.
    Ygbere - Olavo Solera

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido o arqueometro e estudado por alguns anos , e gostaria de saber como os nome siniciaticos dos umbandistas sao calculados com este conhecimento , e ver um exemplo matematico-cabalistico para se chegar a este nome esoterico . Gostaria que me postasse urgentemente em meu e-mail , e nao gostaria que esta mensagem fosse divulgada no BLOG . Meu e-mail janainaalvesdeoliveira777@gmail.com e lembre-se como é bom a gente achar o que procura como voce encontrou leterre

    ResponderExcluir
  5. agora me chamou extrema atençao um blog que vi por estas horas de um certo senhor que o subscreve com o nome de MESTRE JOAO , tecendo considerações fortes e estraníssimas embora intelectualizadas sobre ums teoria de ANTI ARQUEOMETRO e seus usos desacertados como o tem feito o saudoso irmao W.W. MATTA E SILVA . Deste modo gostaria de ouvir seu parecer .

    ResponderExcluir
  6. Desculpe anônimo,
    mas não conheço este mestre João nem tão pouco seu blog, vou tentar achar este blog para responder sua pergunta.
    Atenciosamente,
    Olavo Solera

    ResponderExcluir
  7. Por favor anônimo,
    envie o endereço eletrônico deste blog do "mestre João" para nosso conhecimento ok
    Atencioamente,
    Olavo Solera

    ResponderExcluir
  8. Olá Janaina,
    normalmente os nomes iniciatico são dados por um mestre ou pai espiritual, estes nomes obedecem a Coroa da Palavra e dela são explicados,
    se você estuda o arqueômetro já deve ter visto que o planisfério possuem bases giratórias e nestas bases encontra-se os aspectos divinos, cósmicos e humanos, mostra-se assim que todo nome tem uma tradução superlativa, relativa e positiva. Assim sendo, fica claro que uma tradução ou levantamento arqueometrico deve ser feito com o devido conhecimento pessoal, pois saber sobre o nome implica em adentrar o presente e o passado e isso não é apenas um processo especulativo.
    Atenciosamente,
    Olavo Solera

    ResponderExcluir
  9. muito bom....sou rosacruz e estudarei este material.
    Paz Profunda e que a Luz Divina continue contigo

    M.Cristina C.Cilento, Soror.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um exemplar da obra JESUS E SUA DOUTRINA, datada de 1934, em bom estado. Não sabia do seu verdadeiro valor.

    Gilberto M. Santos - Estudante de Teologia

    ResponderExcluir
  11. QUERO COMPRAR O LIVRO JESUS E SUA DOUTRINA,
    julio.mauricio2013@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro foi reeditado pela editora Madras e trocaram o título:Vida Oculta e Mística de Jesus, - As Chaves Secretas do Cristo.

      Excluir
  12. prezado irmao, tenho uma fotocopia do livro editado pela FEB, ainda em portugues antes da grande reforma ortografica, consegui-o quando ainda estava Vivo O Mestre Yapacani do qual sou cronologicamente o ultimo filho, em reler percebi a falta de uma pagina que està me interessando poarticularmente, seria a 210 e 211, mas para sermos praticos é sobre LIVRE ARBITRIO...nas fornalhas do seu eterno rival.....Falta...e no mesmo Joao III,6, " O que é nascido... poissepor um acaso tens pdeidia gentilmente a possibilidade de me enviar uma copia destas pagina para meu email. cmarzio.ig.com.br agradeço de coraçao
    Marzio Casagrande
    P.s. desculpe falta de acentuaçao, mas meu teclado nao é o convencional

    ResponderExcluir
  13. Eu tive com um livro deste original na mão. Cheguei a lê-lo quase todo. A FEB informa num prefácio que não se trata de um livro espírita, mas dada a importância do assunto, a Federação Espírita resolveu publicá-la.

    ResponderExcluir