domingo, 24 de outubro de 2010

Os diferentes alfabetos...

A Escrita Celestial:
A escrita Celestial é o alfabeto hebraico mais antigo, usado pelos hebreus antes do período de exílio na Babilônia, que ocorreu no séc. VI a.C. Voltando ao alfabeto, ele é formado por 22 consoantes e escrito da direita para a esquerda. Seu nome deriva da tradição de que seus caracteres foram vistos pelos antigos sacerdotes hebreus entre os astros do céu.


Alfabeto dos Magos:
O Alfabeto dos magos, ao contrário da escrita Celestial é uma variante mais moderna do hebraico quadrado. Também escrito de trás para frente, esse alfabeto foi muito utilizado em diversos grimoires, principalmente pelos alquimistas, que visavam assim manter ocultas suas fórmulas e anotaçoes dos olhos leigos, embora nao fosse muito utilizado em simbologia, muitas chaves (invocações) eram escritas utilizando-se do alfabeto dos magos na época.


Alfabeto Tebano:
Também chamado Alfabeto Theban, ou Alfabeto das Bruxas.
Foi muito popular e utilizado nas décadas de 1960 e 1970.
O Alfabeto Theban apareceu pela primeira vez em livros de Cornélio Agrippa, em 1521, mas acredita-se que seja ainda mais antigo...digo isso porque a ausencia das letras U/J/W nos mostra que tem origem latina, originado antes de séc. XI.
A origem de suas letras e símbolos é misteriosa.
Nunca chegou a ser um alfabeto utilizado com freqüência nos meios Ocultistas. Veio a ser  conhecido e utilizado novamente quando Gerald Gradner (o criador da tradição wiccan gardneriana) o reinventou...
 Por não ter ligação com o hebraico, não é escrito de trás para frente.


Alfabeto Hebraico:
O Alfabeto Hebraico, também chamado de Alfabeto Cabalístico é o alfabeto mais utilizado e conhecido nos meios Ocultistas, sendo que grande parte dos outros alfabetos místicos são criações dele.
O Alfabeto Hebraico foi desenvolvido a partir do sec. VI a.C
e sua criação é atribuída a Esdras.
Segundo a Cabala, as 22 letras do alfabeto hebraico, associadas as 10 Sephirots da Cabala formam a matéria-prima que Deus usou para criar o Universo, As Séfiras são representadas em uma árvore...
Cada uma dessas 22 letras representam um significado específico, e é atribuído um valor numérico a cada uma delas, e quando elas se juntam nas mais diversas combinações, seria o mesmo que estar montando uma equação numérica, dessa equação numérica de significados nasceram os conceitos, as idéias, a natureza e a própria História.  (Ex.: 666, número solar, 777, número associado a Deus).
Dele também se originou o Tarot, e esta intimamente ligado as Sephirots, a Alquimia, a quase todos símbolos místicos, operações magísticas, magia cerimonial e ocultismo em geral.
Também é escrito de trás para frente.


Alfabeto Enochiano:
O Alfabeto Enochiano representa a linguagem angélica que foi transmitida a Dee e Kelly, sendo tão poderosa que teve seus nomes anunciados de trás para frente, de modo a prevenir a conjuração acidental de algumas entidades. Acreditava-se que a simples pronúncia do nome destas entidades seria suficiente para conjurá-la, ou pelo menos algum aspecto seu. Cada letra do Alfabeto Enochiano apresenta sua correspondência planetária, elemental e nos Arcanos Maiores do Tarot,além de seu valor gemátrico. Para a utilização deste sistema mágico é imprescindível a correta pronúncia dos nomes e fórmulas.


Alfabeto Futhark (Runas)
Um dos antigos alfabetos místicos muito utilizado pelos nórdicos e que é, até hoje, utilizado como oráculo. A palavra Runa significa secreto, empregada para indicar um sonho misterioso, uma doutrina oculta ou um escrito hermético. Antes de aprender os caracteres romanos, os antepassados conheciam os signos chamados Glifos que compunham a escritaalfabética Futharka qual originou as runas. 



Alfabeto Ogham:
O Alfabeto Ogham (pronunciado ouam), também chamado de alfabeto Duídico sagrado, era o alfabeto utilizado pelos Celtas. Os Celtas acreditavam que muitas árvores eram habitadas por espíritos, por isso nomearam o nome de cada letra de seu alfabeto com um nome de uma árvore em específico. Os antigos Celtas usavam o alfabeto Ogham na realização da magia. Atiravam também paus divinatórios gravados com os símbolos do alfabeto Ogham. O Ogham era escrito da esquerda para a direita em manuscritos, e de baixo para cima em pedras. A linha central representa um tronco de árvore, e os traços representam os ramos.



Alfabeto Malaquim:
O Alfabeto Malaquim é um dos mais antigos alfabetos místicos existentes. Ele seria uma evolução do alfabeto celestial (citado acima). O Alfabeto Malaquim serviu de intermediário para a criação e origem do alfabeto cabalístico como o conhecemos hoje (o alfabeto hebraico) é também escrito da direita para esquerda. 


Alfabeto Maçônico / Rosa-Cruz:
Esse alfabeto é utilizado especificamente por algumas ordens maçônicas e rosa-crucianas. O Alfabeto maçônico foi freqüentemente usado no sec. 17, e até hoje muitos praticantes de Ordens Maçônicas o utilizam para se identificarem, ou em seus escritos. 


Alfabeto Aramaico:
O alfabeto Aramaico foi um alfabeto muito difundido na região 
da Mesopotania a partir do século VII a.C., sendo então adotado pelos persas.
Foi o dialeto que antecedeu o hebraico.Estudando o alfabeto aramaico, consegue-se conhecer a pronunciação dos nomes e dos sons das consoantes que formam o alfabeto hebraico.
Continuaremos nas próximas postagens...

17 comentários:

  1. FOI OTIMO TER CONHECIMETO SOBRE ESTE ALFABETE, TIROU UM GRANDE DUVIDA, SOBRE O ASSUNTO.
    MUITO GRATO, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A VOCÊS.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse blog, parabéns

    ResponderExcluir
  3. OLá, gostaria de tirar uma dúvida, quero fazer uma tatuagem com escrito aramaico mas como farei com as vogais já que o mesmo só tem consoantes??

    ResponderExcluir
  4. Os nomes do aramaico, bem como do hebráico, não se coloca as vogais devido ser as mesmas consideradas divinas. Logo, basta colocar as consoantes que as mesmas traduzirão aquilo que desejas.
    Olavo Solera - Ygbere

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela informação!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. oi, sou um maçom do nivel 33, o mais alto, gostaria de corrigi-los de um erro que foi cometido ao dizerem que este é o alfabeto maçom, está completamente incorreto.
    O alfabeto maçom correto se encontra na pagina 202 do livro "O Símbolo perdido", de dan brown. gostaria de apenas critica-los produtivamente, atenciosamente, EU

    ResponderExcluir
  8. Olá EU, conforme seu grau 33 você poderia falar seu nome e seu email e não publicar comentários como anônimo. Desta forma o que fala este ou aquele autor que está em busca da venda de ilusões,por meio de best-seller americanizados, não tem muito valor, apesar de achar justo que cada acredite em que quiser,mas...

    ResponderExcluir
  9. como consigo mais alfabetos antigos. grata.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, gostaria de homenagear minha esposa e escrever " eu amo a patroa" em malaquim, vc poderia me ajudar? Obrigado
    Atenciosamente Raul tiozzo

    ResponderExcluir
  11. Com certeza este anônimo, leu o livro todo.rsrss Adorei ter conhecido esses alfabetos! Sou recém estudiosa na área e estou pesquisando as mais diversas simbologias , isso me já me clareou.Obrigada
    Géssica, Pará

    ResponderExcluir
  12. olá, boa tarde o meu nome é hebraico e a muito tempo que procuro saber como se escreve na escrita hebraica sera k podia ajudar-me dizendo como é correctamente ja agora chamo-me Abiúd

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o site esclarecendo as duvidas eu só gostataria de duas coisas
    1° quais alfabetos são mais eficazes para magia ou ritual de esconjurações
    que tenha os efeitos das forças ocultas 100% garantido
    2° este site deveria ter um esquemilha como o google pra vezes uma voz pronunciando ajudaria muito no aprendizado e desenvolvimento muito obrigado pala colaboração de todos

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao Mr X, este blog não tem a finaliddae de ensinar sobre aspectos místicos, acreditamos que cada um dentro de suas possibilidades entenderá e buscará aprofundar-se. Quanto a "certezas" estas não existirão jamais e agradecemos a visita ao Blog.

    ResponderExcluir